Vinhos Portugueses
Os vinhos portugueses são uma junção de tradições trazidas pelas civilizações que aqui já habitaram, principalmente os fenícios, cartaginenses, gregos e romanos.
Portugal é um país com uma grande variedade de castas nativas (tipos de uva), possuem cerca de 285 tipos, permitindo produzir uma diversidade enorme de vinhos, o país já ficou conhecido como “o tesouro de castas locais”.
Os tipos de uva tinta mais conhecidos em Portugal são: Touriga Nacional, Trincadeira, Touriga Franca, Baga e Castelão. Para as castas brancas podemos dizer que as mais importantes são: Alvarinho, Loureiro e Arinto.
Os vinhos Portugueses são conhecidos por suas regiões, e elas são divididas em:
Minho: situa-se a noroeste de Portugal, e é limitada pelo Rio Minho e o Oceano Atlântico. É uma região conhecida pelas uvas brancas.
Douro: é a mais antiga região demarcada do mundo, localiza-se no nordeste de Portugal. É conhecida principalmente por conta do Vinho do Porto.
Dão: Localizada no centro-norte de Portugal, é uma região com vinhos mais encorpados e com grande capacidade de envelhecimento em garrafa.
Bairrada: Localizado entre Águeda e Aveiro, é uma região muito conhecida por conta de seus espumantes.
Valpaços: são vinhos produzidos nas cidades de Valpaços e de Mirandela. Os tintos são bem encorpados, mas fáceis de beber.
Alentejo: Uma das maiores regiões vinícolas de Portugal. As muitas horas de sol e as temperaturas muito elevadas no verão permitem a maturação perfeita das uvas.
Madeira: A Ilha da Madeira, situada no oceano Atlântico, a oeste da costa africana, ficou famosa pelo Vinho da Madeira, vinho generoso muito aromático mencionado por Shakespeare e que chegou a ser usado como perfume nas cortes europeias
Bucelas:é uma pequena região a norte de Lisboa, que produz um dos vinhos brancos mais históricos de Portugal.
Colares: É conhecida pelos vinhos tintos encorpados, de cor densa e ricos taninos
Carcavelos: é a mais pequena região vinícola portuguesa.
Setúbal: tem uma tradição vinícola que remonta ao intenso comércio romano da região.
Algarve: Dado o grande desenvolvimento do turismo na região, o sector vinícola foi deixado para segundo plano.