Requisitos Imigração

Atualmente para Brasileiros entrarem em Portugal não é necessário nenhum tipo de visto, sendo assim, muitas pessoas acreditam que não é necessário nenhum tipo de requisito para entrar no país.

Ao contrário do que a maioria pensa, há sim requisitos para passar na imigração, não são muitos, mas a falta deles é mais do que suficiente para que sua entrada não seja permitida e que sua viagem nem se inicie.

Trouxemos aqui todos os requisitos necessários para passar tranquilamente na imigração, e ser entregue ao agente do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras caso solicitado.

O primeiro requisito que obrigatoriamente um turista deve ter, é uma passagem de volta, ou melhor uma passagem de saída do espaço Schengen (convenção entre os países europeus que determina uma política de abertura de fronteiras e livre circulação). À grosso modo, a imigração sabe que você está a entrar no país, mas quer saber quando você irá sair, e caso não tenha essa comprovação de que irá sair sua entrada pode ser bloqueada. Como turista, os Brasileiros têm a autorização para ficarem 90 dias no Espaço Schengen, então não esqueçam de marcar sua passagem de saída antes desse prazo.

Outro requisito importante é com relação validade do seu passaporte, ele deve ter uma validade mínima de pelo menos 3 meses posterior a sua volta. Por exemplo, se você irá retornar em maio/2020 o seu passaporte tem que estar válido até Agosto/2020.

Para liberarem a sua entrada em Portugal é necessário ter um comprovativo de alojamento, esse comprovativo pode ser: reserva em hotel, reserva em hostel, reserva em um Alojamento Local (Airbnb) ou uma Carta Convite.

A Carta Convite é utilizada quando a pessoas for ficar na casa de um residente em Portugal, ela substitui as reservas, mas lembre-se que a pessoa que fornecer a Carta Convite está se responsabilizando em acolher o turista pelo período da viagem, e também se responsabiliza financeiramente pela pessoa.

Além do que já foi citado, é importante levar documento que comprove vínculo laboral ou atividade profissional no Brasil. Caso seja solicitado, esse documento irá mostrar que você tem vínculo com o Brasil, e que pretende voltar.

E por último deve comprovar meios financeiros para suportar a sua estadia, e para isso a imigração Portuguesa colocou um valor mínimo de 75 euros por entrada + 40 euros por dia de estadia. Fazendo um cálculo rápido, se você por ficar 10 dias em Portugal deverá entrar no país com pelo menos:  75 euros + 10 vezes 40 euros = 475 euros por pessoa. A comprovação do valor diário pode ser em dinheiro, cartão de crédito ou débito internacional ou Travelers Cheques.

Quando se passa na Imigração, não sabemos quais desses documentos vão ser solicitados, há agentes que simplesmente não solicitam nada, e outros que solicitam tudo; é literalmente uma loteria. Dito isso, o mais importante é terem todos os documentos em mãos, responder apenas ao que for perguntado e entregar os documentos que forem solicitados. Passado essa burocracia, aproveitar ao máximo a sua viagem.