Lisboa Literária – Fundação José Saramago

Com mais de nove séculos de tradição, a Literatura Portuguesa conta com expoentes mundiais como Fernando Pessoa, Luís de Camões e Eça de Queiroz. Esse fato tem refletido também no turismo. Associar locais fascinantes, repletos de história, a roteiros dedicados a apaixonados por livros tem sido um grande atrativo do Turismo Literário.

Em Lisboa, um dos roteiros imperdíveis é a Fundação José Saramago. Localizada na Casa dos Bicos, um edifício do século 16, a fundação organiza exposições, receitais, cursos e palestras que fazem uma imersão ao universo de Saramago, único escritor de língua portuguesa a ganhar o prêmio Nobel de Literatura (1998).

Filho e neto de camponeses, José Saramago nasceu na aldeia de Azinhaga, província do Ribatejo, em 1922. Devido a dificuldades econômicas foi obrigado a interromper os estudos secundários, tendo exercido diversas atividades profissionais como serralheiro mecânico, desenhista, funcionário público, editor, jornalista, entre outras. A partir de 1976 passou a viver exclusivamente da literatura, primeiro como tradutor, depois como autor. Autor de mais de 30 obras, Saramago morreu em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, em 2010. Entre seus livros mais famosos estão Memorial do Convento, Ensaio sobre a Cegueira e o Evangelho segundo Jesus Cristo.

A Fundação abriga a exposição permanente intitulada “José Saramago. A Semente e os Frutos”, que reúne os livros escritos pelo autor, os que traduziu, manuscritos, notas pessoais, agendas, recortes de jornais em português e outras línguas. É possível conferir também áudios com entrevistas e vídeos sobre o escritor, além de visitar a montagem do escritório onde ele escreveu, com sua escrivaninha, máquina de escrever, óculos, entre outros objetos pessoais.

Não deixe de visitar e conhecer mais da história desse grande escritor português!

Fundação José Saramago
Casa dos Bicos – Lisboa, Portugal
https://www.josesaramago.org