Coronavírus
Portugal, assim como o resto do mundo, está em uma grande batalha contra o COVID-19. O país encontra-se em estado de emergência desde o passado dia 19, mas as mudanças das medidas de contenção são diárias.
Até hoje, Portugal registrou 4.268 casos confirmados, 76 Mortes e 43 casos recuperados. Ontem entramos no nível vermelho de contaminação, também conhecido como fase de Mitigação, é nessa fase que se prevê o contágio comunitário.
A Região mais afetada é o norte do País, que já foram registrados 2443 casos e 33 mortos, e a menos afetada de Portugal Continental é a região do Alentejo com 30 infectados e nenhuma morte.
Com relação a faixa etária dos infectados em Portugal, quase 80% dos casos são em pessoas com mais 70 anos, a letalidade da doença também é maior entre os idosos.
Até o momento estão sendo realizados 6 mil testes diários no Sistema Nacional de Saúde para despistar a COVID-19 e cerca de 2 mil no setor privado e social. Nos próximos dias o governo tem kits para fazer mais de 24 mil testes.
Boa parte da População Portuguesa está em Quarentena Voluntária desde o dia 14/03, as aulas foram suspensas em todas as instituições de ensino do País, e quem podia fazer home office estava a fazer.
No dia 18/03 foi declarado o estado de emergência, e com isso todos os estabelecimentos de itens não essenciais tiverem que ser fechados. Os estabelecimentos de itens essenciais continuam abertos, com algumas restrições:
• Capacidade de pessoas reduzida a 1/3 do normal.
• Horário de funcionamento diminuído.
• Distanciamento entre pessoas
• Atendimento especial para pessoas do grupo de risco e profissionais de saúde
Com o estado de emergência a circulação das pessoas também fica condicionada, basicamente só podem sair para abastecer as casas, passear brevemente com o cão, fazer uma atividade física individual e por pouco tempo, ir à farmácia.
A princípio o estado de emergência é declarado por 15 dias (até o dia 03/04) e pode ser estendido se o governo assim entender. As aulas estão suspensas até o dia 13/04, e será analisado se voltam ou não no dia 09/04.
Em relação ao Turismo, todos os pontos turísticos estão fechados desde o dia 10 de março e sem data oficial para reabrirem, os restaurantes fechados, apenas com serviço de Take away e os hotéis alguns já estão fechados e outros com o mínimo de hospedes que o permitem estar abertos.
Estão todos sofrendo por conta do COVID-19, mas o Turismo em especial. Muitos turistas realmente cancelaram suas viagens, por isso o apelo de todos para não cancelar e sim remarcar.