Comboios em Portugal

Chamado de Trem no Brasil, os Comboio de Portugal possuem uma malha ferroviária considerada extensa pelo tamanho do país, e a Viagem Portugal irá te dar dicas de como utilizar esse meio de transporte tão popular entre os Portugueses.

Primeiramente temos que diferenciar os tipos de trem, nacionalmente temos:

Alfa Pendular – é o mais rápido de Portugal e consequentemente o mais caro, pode chegar a 220 km/h, possui serviço de bordo e wi-fi.
Intercidades – é mais lento que o Alfa Pendular, mesmo assim oferece um bom serviço. Não possui serviço de Bordo e wi-fi, apenas possui um café em uma de suas carruagens.
Regional e Inter-Regional – são trens que fazem muitas paradas em cidades menores, por esse motivo é mais lento e mais barato.
Urbano – só funcionam em Lisboa, Porto e Coimbra porque são trens que atendem a região metropolitana dessas cidades.

Em Portugal também há os trens internacionais, no Norte temos o Celta que liga o Porto a região de Vigo na Espanha, temos o Lusitânia que faz o trajeto Lisboa – Madrid e Sud-Expresso que liga Lisboa ao sul da França.

Vale a pena viajar de trem?

E a nossa resposta é: depende.

Ao viajar por Portugal temos que considerar todos os meios de transporte disponíveis, além dos Trens também há ônibus e aluguel de carro que muitas vezes pode ser vantajoso.

Em Algumas cidades a estação de trem fica distante dos pontos turísticos e nessa situação o ônibus pode ser mais conveniente, como exemplo temos as cidades de Óbidos e Fátima.

Dependendo do número de pessoas o aluguel de carro pode ser melhor, além de economizar com o tempo de deslocamento.
Não podemos deixar de lado o fato de ser muito charmoso viajar de trem pela Europa, por esse motivo segue uma dica importante!
Se comprarmos com antecedência as passagens para os trens de longa distância, Alfa Pendular e Intercidades, podemos conseguir descontos que podem chegar aos 50%, quanto maior a antecedência, maior o desconto. Também é preciso ficar de olho nas promoções de Lisboa – Porto a 5 euros, são promoções reais que esgotam rápido.

Além desses descontos para todos os passageiros, para quem viaja em grupo de 3 a 9 pessoas aos sábados e domingos também pode se beneficiar de um desconto de 50%, o único requisito é que pelo menos uma pessoa seja um adulto.
Também há desconto para maiores de 60%, que podem se beneficiar de até 50% de desconto e também para os jovens de até 25 anos que tem 25% de desconto.

Os únicos trajetos que possuem preços tabelados e não abrangem os descontos são os Comboios Urbanos e Regionais.
É possível comprar as passagens de trem pelo site da CP, os trajetos aparecem com 60 dias de antecedência e basta pesquisar por dia, horário e estação de origem e destino.

Lisboa, Porto e Coimbra são as únicas cidades que possuem mais de uma estação de trem, e temos que escolher a estação correta para saber os horários e preço.

Em Lisboa as principais estações são: Santa Apolónia e Oriente, são delas que saem os trens de longo curso, as outras estações são para trens urbanos e regionais, também bastante utilizado por turistas para irem a cidades como Sintra e Cascais e a região de Belém.

No Porto, as estações são Campanhã e São Bento, para destino de longo curso devemos escolher Campanhã, e a São Bento é a estação mais central. Com o bilhete de longo curso podemos utilizar a ligação gratuitamente entre a estação Campanhã e São Bento.

E em Coimbra, temos a estação Coimbra-b de onde saem os trens de longo curso, e temos a estação Coimbra-A ou Estação Antiga que fica mais ao centro da cidade, também é possível pegar a ligação entre ambas gratuitamente com o bilhete do trem de longo curso.

No dia da sua viagem de Comboio, chegue a estação com um pouco de antecedência, os trens costumam ser muito pontuais. Veja no seu bilhete o número do seu trem e o localize nos painéis e veja em qual plataforma o trem irá sair, nem sempre o destino é o seu destino, por isso pode não estar escrito a cidade que você vai.

Também veja o número da sua carruagem (vagão) e do seu assento, muitas vezes as estações não sinalizam aonde fica cada carruagem, mas pergunte a algum funcionário ou português que esteja na plataforma e assim poderá aguardar o mais próximo da sua carruagem.

Ao embarcar no trem, procure seu assento, aguarde o funcionário conferir o seu bilhete e faça uma boa viagem!